13 setembro 2008

Interpretando os nossos sentimentos

Porque temos sentimentos ruins? Certo dia eu estava me sentindo muito mal, não depressivo, ou triste, mas um sentimento de mal estar que veio do nada. Comecei a me perguntar então o porquê daquela sensação estranha, e cheguei a algumas conclusões no mínimo interessantes. Vamos a elas.

Podemos classificar os nossos sentimentos como bons e ruins, e qualquer pessoa normal prefere os bons aos maus sentimentos. Sabemos também que, todo ser humano vive em função de ser feliz e se sentir bem. E após muitas noites acordado, percebi que quando nos sentimos mal, significa apenas que algo na nossa vida está em desacordo com o que gostaríamos que estivesse acontecendo. Simples assim. Só isso. Más temos que entender o que isso quer dizer. A nossa mente usa os sentimentos ruins para nos mostrar que algo na nossa vida está errado, e que precisamos fazer algo para mudar a situação. E isso é ótimo. É a forma da nossa mente se comunicar conosco, nos dizendo: “- Ei seu retardado, está com síndrome de burrice aguda é? não percebe o que está fazendo com a sua vida? É isso que você quer ser? É essa pessoa que você quer se tornar? Faça alguma coisa!!!! Mude o seu comportamento!!! Tome uma atitude!!!” Isso tira nossa mente da zona de conforto e provoca em nós uma sensação desconfortável. Más até aí tudo bem. O problema de verdade começa a partir do momento que não percebemos isso e valorizamos a sensação, ao invés de analisar a situação e tomar uma atitude para começar a mudar nossa realidade.

Temos que entender que sentimento e sentimentalismo são coisas totalmente diferentes, e que as pessoas costumam confundir esses conceitos. Sentimento é a reação do nosso corpo na forma de sensações, às influencias do ambiente externo, e ao que está na nossa mente. Sentimentalismo é a supervalorização desses sentimentos. Por isso quando estiver se sentindo mal, ao invés de ficar por aí chorando e se lamentando. Pare e analise a situação, peça ajuda se for o caso. Mas a pessoa certa.

Use os seus sentimentos a seu favor. Analise o contexto do que está acontecendo. O que faz a diferença na nossa vida não são apenas as experiêncas que passamos, más a forma que vemos as coisas que acontecem ào nosso redor. 

Gosto de pensar que a nossa vida é como um livro imenso com todas as páginas em branco, no qual nós somos o único autore e personagem principal. No iníco boa parte da nossa história é escrita pelos nossos pais, nossa familia, mais tarde por varios fatores externos. Más chega o momento que nós é que escrevemos cada linha. E isso acontece quando paramos de assistir a nossa vida como meros espectadores, e assumimos o nosso papel de autor e personagem principal da nossa história. Não podemos escrever um novo começo para ela, mais podemos começar agora e escrever um novo fim.

8 comentários:

Anônimo disse...

ola TJ.

gostei desse texto, até parece que eu estava vivenciando um dos meus dias de mal humor. hihihi

A nossa mente usa os sentimentos ruins para nos mostrar que algo na nossa vida está errado, e que precisamos fazer algo para mudar a situação

o dificil aqui é conseguirmos identificar esses sentimentos e faze-los sair de dentro de nós.

assumimos o nosso papel de autor e personagem principal da nossa história. Não podemos escrever um novo começo para ela, mais podemos começar agora e escrever um novo fim.

isso é essencial para corrigirmos nossos erros e, encararmos a vida como ela é, sem desmerece-la, pelo contrario, dando valor ao que temos.

belo texto.

bjO*

rafa

Tiago Paiva disse...

Valeu Rafaela.
Fico feliz que tenha gostado do texto.
Obrigado por comentar e volte mais vezes.
Beijoooo.

Anônimo disse...

essa é uma daquelas questões meio sem resposta sabe?

tudo seria mais fácil se...mais acontece que não é...rs...rs

vc escreve muito bem :D

Tiago Paiva disse...

Olá senhor Walikson.
Com relação ao seu comentário, sugiro que reflita mais sobre suas palavras antes de tomar qualquer partido nesse assunto.
Existe resposta para praticamente tudo nessa vida, mais poucas são as pessoas que estão prontas para enxerga-las. Requer uma maturidade que poucas pessoas conseguem atingir ao longo da vida.

E se vc acreditar que é fácil ou que é difícil, de qualquer forma vai estar certo.

Muito obrigado pela visita, e volte outras vezes.

Anônimo disse...

Oi, gostei mto do texto.
^^" To dando uma passadinha aqui pra dizer: valeu pelo comentário. Eu sou mto confusa ás vezes e acho que ainda to tentando entender a minha vida.
Valeu.
bjs

Anônimo disse...

Oi!!
Super interessante a sua conclusão sobre os nossos sentimentos ruins.
Sempre que eu não me sinto muito bem, tento encontrar motivos para ficar bem...mas nunca tinha pensado pelo ângulo do aviso do cérebro de que alguma coisa está errada...Muito bom mesmo...
E se cada pessoa desse Mundo pudesse enxergar e compreender que somos nós mesmos quem determinamos a nossa história, eu acredito que viveriamos uma era muito melhor, apesar de que ultimamente as pessoas estejam mesmo "adorando" e cultivando a infelicidade.
Bjos!!

Anônimo disse...

Oi Thiago! Quanto tempo eu não passo no seu blog... Rsrs!

Hoje eu vim apenas para agradecer a pequena homenagem que você fez aminha pessoa no vox... Fiquei feliz, mesmo a gente não tendo tanto contato mais... Rsrs!

Sucessos com o novo blog! xD
Beijoos! =*

Tiago Paiva disse...

Que isso Lara, a pesar do que te falei na nossa última conversa, a muito tempo, não mudei nada do que penso a seu respeito.

Beijo e até a proxima.

Obs:Lembre que agora não estou mais no vox, coloca sua identificação no post marcando a opção nome URL. Em outra ocasição pode ser que não saiba que é você ;D

Beijão