01 janeiro 2009

Confiança, a palavra chave para 2009 ou para nossa vida?


Ontem na visita que fiz ao blog da HSM, encontrei o post “Confiança, a palavra chave para 2009”, escrito pela senhora Adriana Salles. Acredito que o objetivo do post seria colocar a confiança como palavra chave para 2009, no entanto me pareceu um pouco pessimista.
Dentro da minha limitada experiência, percebi que somos nós quem criamos a nossa própria realidade. E que costumamos enxergar nas outras pessoas um reflexo do que nós somos.
Acredito que o sentimento que a senhora Adriana Salles tentou definir no texto não seja necessariamente falta de confiança nos outros, mais falta de auto-confiança. Não falo da Adriana especificamente, mais dos seres humanos em sua essência. Temos a nossa autoconfiança tão fraca que em 90% das situações em que alguma coisa nova está em cheque pensamos primeiro no que temos receio e depois muito raramente no que de fato gostaríamos que acontecesse.
Para ilustrar isso podemos tomar como exemplo o caso do email não respondido (citado no post da Adriana), existem inúmeras possibilidades que justificariam a falta de uma resposta. Mais nutrimos na nossa mente o que não gostaríamos que tivesse acontecido, e criamos assim a nossa realidade, não porque não se pode confiar no outro, mais porque não temos autoconfiança, nem amor próprio. E como são poucas as pessoas que tem maturidade suficiente para trazer para sí a responsabilidade dos seus sentimentos, costumamos culpar a outra parte.
Confiança, pré-desconfiança, desconfiança e autoconfiança. Palavras parecidas, mas com sutis diferenças de sentido. No final do post a Adriana nos pergunta em quem não confiamos e em quem estamos dispostos a confiar novamente em 2009:
Como resposta, digo que existem sim pessoas que não confio sem ter motivo para isso, e nesses casos eu costumo dar muito ouvidos a minha intuição (feeling) para tomada de decisão, principalmente quando se trata de pessoas em um processo seletivo por exemplo, ou para fechar algum negócio estratégico. No entanto isso não é determinístico, todas as situações são diferentes e tem particularidades que merecem ser levadas em consideração sempre.
Acredito que todas as pessoas merecem uma primeira e até segunda chance. E que na maioria das vezes que nos sentimos desconfortáveis com alguém, a responsabilidade não é da outra parte, más nossa.
Confiança pode sim ser a palavra que vai marcar 2009, mas isso vai depender do que nutrir-mos na nossa mente. Somos nós quem criamos a realidade, se mudar-mos a nossa mente mudamos também a realidade. É aí que está o grande desafio.
Feliz 2000 Inove!!!
;D

1 comentários:

Wagner Cristian disse...

Com certeza meu amigo TJ! A nossa sociedade precisa ser mais acreditada. Todos podem medrar sua qualidade de vida.