21 janeiro 2009

Meta para a vida.


Hoje pela manhã enquanto lia meus e-mails como de costume, me deparei com o seguinte texto escrito por Seth Godin no seu blog http://sethgodin.typepad.com/.
Essa é a minha tradução:
“Ter metas é auto-cobrança.
Se você tem uma meta (corporativa, vendas, carreira, atlética, familiar, etc) então você pode fazer o seu melhor. Você não terá o que vier primeiro. Você priorizará constantemente as coisas importantes. Se você não tem uma meta, você nunca vai se preocupar em perdê-la (ou alcançá-la). Se você não tem uma meta você não precisa dar desculpas também.
Não ter uma meta leva você a agitação, ou a ter mais diversão, ou gastar seu tempo fazendo o que importa agora, que é apesar de tudo, o momento que você está vivendo!
O que todos pensam sobre metas é que viver sem elas é mais divertido, a curto prazo.
Isso parece para mim, entretanto, que as pessoas que fazem as coisas acontecerem, que lideram, que crescem e que fazem impacto, que essas pessoas tem metas!”
O texto tem muito haver com a realidade de muitas pessoas que conheço, e que infelizmente não tem nada definido na vida.
O que quero ser? Aonde quero chegar? Que tipo de pessoa quero me tornar?
Faço essas perguntas a todo o momento, antes de cada escolha ou decisão que tenha que tomar, assim tenho como saber se estou sendo integro comigo mesmo. E se estou contribuindo para a mudança que gostaria de ver no mundo.
Falar e se enganar é muito fácil, conheço poucas pessoas que percebem o quanto é difícil se tornar aquilo que queremos ser, e que existe um abismo enorme entre aquilo que achamos que somos e o que somos de verdade. Como a nossa mente não consegue distinguir a diferença entre os dois
Conheço varias pessoas que tem uma vida apática, e ilusória. Acreditando nas mentiras que contam para si mesmas. Deixamos de evoluir. Não estabelecemos metas. E vivem em função do próximo final de semana. Como diria o Zeca pagodinho, “deixando a vida lhes levar”.
O que tenho a dizer sobre isso?
Pare agora de ser coadjuvante e passe a ser o autor e personagem principal da sua história. O que passou vai servir como base, apenas isso. Pare de se apoiar nas paredes daquilo que você aprendeu e tenha coragem para se aventurar no novo, no desconhecido, pois é assim que aprendemos e evoluímos. Faça um plano para sua vida. Seja fiel a ele. Durante a sua jornada use essas três perguntas como bússola para lhe orientar sobre o caminho que deve seguir. E lembre-se que não é o seu passado, sua história - seja ela de vitórias ou derrotas - nem as suas palavras, mas as suas atitudes que definem o que você é.

2 comentários:

Íris d Arc disse...

Realmente é muito importante definirmos uma meta, pena que defini minhas metas um pouco tarde, mas, antes tarde do que nunca. Acho muito muito interessante vc já pensar desta maneira. Gostei muito do seu Blog, parabéns, poucos blogs possuem conteúdo e o seu está ótimo na minha opinião. Prazer em conheçe-lo, um abraço!

Unknown disse...

Adorei o Modo com que o Autor do Texto Define a Importância das Metas. =)