31 maio 2008

"Escolha" amorosa pode parecer contradição.

Esse é um texto retirado do livro Perdas e Ganhos de Lya Luft, minha escritora preferida.

Boa leitura.

Amor é uma tarefa complexa, além de tudo porque para amar preciso primeiro me amar. Dentro e fora são reflexos mútuos, como dois espelhos em lados opostos.Vou procurar um amor bom para mim - no qual me reconheço e me reencontro, me refaço e me amplio, me exploro, me descubro - se minha imagem interior me levar a isso.

O amor mais que tudo revela: manifesta nossas tendências, o que preferimos e escolhemos para nós. Quero, mereço ser feliz e fazer feliz ou preciso me punir e castigar ao outro; mereço e posso crescer ou me aniquilar... e ao outro comigo?

"Escolha" amorosa pode parecer contradição. Antigamente falava-se em "escolher marido, escolher esposa". Sempre tive quanto a isso grandes reservas. Hoje penso que é uma escolha, sim, mas não aquela a que tais conselhos se referiam: trate de escolher bem seu marido, sua mulher. A idéia, explícita ou não, era: que o marido te dê segurança econômica, que a mulher seja virtuosa e cuide bem da casa e dos filhos.

Isso fala de arranjos e conveniências, de modelos rígidos impostos de fora. Amor é outro tipo de escolha. O homem com asas deparou com sua amante alada, aparentemente por acaso: foi na verdade sua escolha mais vital de uma parceira.

Esse encontro se dá no escuro do desconhecimento mútuo. É em parte consciente, segundo nosso agrado e necessidades, o projeto que tínhamos, o modelo que queremos. Mas é bastante inconsciente, brota dos impulsos mais primários daquele nosso 'eu' dissimulado sob muitas máscaras.

Essa é a opção mais grave: nasce de toda a perspectiva interior. Na escolha do parceiro opto pelo que julgo merecer. E aí é que podemos apunhalar o próprio peito.

Escolho conforme minha saúde emocional ou minha doença, meus desejos mais obscuros, meus movimentos inconscientes em direção de afirmação ou destruição.

Nosso lado mais oculto sente, fareja: aqui devo investir minha emoção, aqui conseguirei me doar, aqui há alguém com quem posso pensar em construir um relacionamento.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uau! Acho que esse é o 1° Texto que Leio, em que Você fala sobre o Amor! Hoje enquanto Lia seu Comentário pude perceber que Você colocou Trechos desse Texto. Eu Concordo Plenamente quando Você diz que para Amar Alguém, precisamos nos Amar 1°. Por que caso contrário, iremos Querer que a Pessoa seja exatamente aquilo que Não somos, isso sem Falar na nossa Felicidade que estaria sendo Depositada em cima de uma Pessoa, o que a longo prazo poderia se tornar Frustrante.

"Nosso lado mais oculto sente, fareja: aqui devo investir minha emoção, aqui conseguirei me doar, aqui há alguém com quem posso pensar em construir um relacionamento"

Eu Acredito que quando Encontramos a Pessoa realmente certa para Nós, de algum Modo temos certeza Disso.

Gostei do Post TJ, não conhecia esse Lado em Você!

Tiago Paiva disse...

Exatamente senhorita Seth. Legal ver você falar isso. No entanto, lembre que quando não tomarmos cuidado, e não temos coragem de encarar a vida de frente, criamos ao longo do tempo, um abismo enorme entre o que somos e o que gostaríamos de ser...

...

Eu também acredito que quando encontrar a pessoa certa irei saber de algum jeito. E quanto a você não conhecer esse meu lado, isso acontece porque na realidade, agente não se conhece. Não vai me idealizar heim Grayce... ;D

Ps: Eu sei que conheço muito pouco de você, mas o pouco que conheci até agora, foi suficiente para despertar em mim o interesse de descobrir um pouco mais sobre essa garota que, pelo menos até agora, eu acredito ser fantástica.

Beijo Grayce.

Anônimo disse...

Bhá, Você Falou Bonito Agora. E sabe, uma das coisas que Eu jamais quero ter que Dizer é: Eu Gostaria de ter Sido Assim. Por que no meu Presente, procuro ser Exatamente Aquilo que Gostaria de Ser! Mas Claro, quando Não Posso Ser o que Gostaria, não fico Frustradaaaa!

Eu acho Importante sermos quem Gostaríamos de Ser. =)

Pode deixar, que Não te Idealizarei. Mas só por que Você Pediu!

Ha, não sou Fantástica, são seus Olhos Moço! Sério.

Beijo TJ.